Dissertações

Orientações para elaboração da dissertação
1- As dissertações deverão, necessariamente, apresentar
(i) um preâmbulo, com resumo em português e um abstract (resumo em inglês);
(ii) agradecimentos;
(iii) listas de tabelas e figuras, se houver;
(iv) sumário ou índice;
(v) introdução com a motivação;
(vi) uma seção discutindo trabalhos relacionados ao tema (curta revisão bibliográfica sobre o assunto);
(vii) a fundamentação teórica e/ou epistemológica em Física e em Teorias de Aprendizagem;
(viii) um capítulo de física, relacionado ao tema, abordado em nível superior ao considerado no currículo do Ensino Médio (a partir da turma de 2017);
(ix) a descrição do produto e da sua implementação em sala de aula, da receptividade, da reação dos alunos, do que aconteceu e dos resultados obtidos;
(x) conclusão;
(xi) referências bibliográficas, nas normas da ABNT;
(xii) apêndices, sendo um deles o produto educacional.

2- Todos os alunos (bolsistas ou não) devem incluir o texto de agradecimento à CAPES: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.”

3- Se houver, na dissertação e/ou no produto, imagens de crianças e adolescentes, estas deverão ser apresentadas de tal forma que não permita a identificação dos retratados ou, alternativamente, deve-se apresentar as autorizações dos pais ou responsáveis para a sua utilização e divulgação.
 Documento da Coordenação Nacional: link
Orientações para o Produto
1. O tema de pesquisa deve envolver, necessariamente, conceitos de física e estratégias de ensino e aprendizagem de física, no contexto do ensino fundamental e médio;
2. O produto deve abordar um tema de ensino de física dos currículos do ensino médio ou fundamental;
3. O produto é o principal objeto de pesquisa do aluno, o qual deve ser aplicado em uma turma regular, com os resultados relatados na dissertação
Documento da Coordenação Nacional “O texto didático de apoio como um produto educacional”: link 

Comentários estão encerrados.