Orientações para elaboração da dissertação |
1- As dissertações deverão, necessariamente, apresentar (i) um preâmbulo, com resumo em português e um abstract (resumo em inglês); (ii) agradecimentos; (iii) listas de tabelas e figuras, se houver; (iv) sumário ou índice; (v) introdução com a motivação; (vi) uma seção discutindo trabalhos relacionados ao tema (curta revisão bibliográfica sobre o assunto); (vii) a fundamentação teórica e/ou epistemológica em Física e em Teorias de Aprendizagem; (viii) um capítulo de física, relacionado ao tema, abordado em nível superior ao considerado no currículo do Ensino Médio (a partir da turma de 2017); (ix) a descrição do produto e da sua implementação em sala de aula, da receptividade, da reação dos alunos, do que aconteceu e dos resultados obtidos; (x) conclusão; (xi) referências bibliográficas, nas normas da ABNT; (xii) apêndices, sendo um deles o produto educacional. 2- Todos os alunos (bolsistas ou não) devem incluir o texto de agradecimento à CAPES: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.” 3- Se houver, na dissertação e/ou no produto, imagens de crianças e adolescentes, estas deverão ser apresentadas de tal forma que não permita a identificação dos retratados ou, alternativamente, deve-se apresentar as autorizações dos pais ou responsáveis para a sua utilização e divulgação. |
Documento da Coordenação Nacional: link |
Orientações para o Produto |
1. O tema de pesquisa deve envolver, necessariamente, conceitos de física e estratégias de ensino e aprendizagem de física, no contexto do ensino fundamental e médio; 2. O produto deve abordar um tema de ensino de física dos currículos do ensino médio ou fundamental; 3. O produto é o principal objeto de pesquisa do aluno, o qual deve ser aplicado em uma turma regular, com os resultados relatados na dissertação |
Documento da Coordenação Nacional “O texto didático de apoio como um produto educacional”: link |